Rafael Carneiro Garcia

Uma tarde no Engenhão

In Botafogo, Domingo, Engenhão, Futebol, Rio de Janeiro on February 23, 2011 at 12:06 am

Um dos passatempos a caminho de Botafogo x Flamengo foi contar em quantas “canchas” eu já torci. O número até que saiu alto: 12 (estou pensando em fazer um post sobre cada uma). Vamos a 13a.

É incrível como uma massa pode pensar tão igual. Os sentimentos apenas fluem no ar.

A emoção começou na estação central, quando você se encontra com diversas pessoas com o mesmo objetivo: Torcer. (como eu não tinha lado, fiquei mais a vontade)

Só o fato de todos irem para a mesma causa, de todos estarem animados, ansiosos, já nos motiva.

Isso vai crescendo a medida que o trem (sem paradas, boa governo!) se aproxima do Engenhão, e explode ao ver o estádio.

Como se houvesse sido ensaiado, todos batem palmas e ao saírem exaltados do trem, já começam a cantar as musicas do time e pularem como se estivessem no estádio. Aquilo é extremamente contagiante, mas me contive para não cantar que “Eu sou Palmeiras Sim Senhor“.

O Estádio por fora já é belíssimo.

Tomei meu caminho para a torcida do Botafogo pensando em comer alguma coisa antes do jogo.

Dei sorte de escolher a rua certa para a refeição, ao acabar de comer a Fúria Jovem chegava ao estádio… É como uma infrantaria numa guerra, um bloco compacto de pessoas separados por uma linha frontal que claramente define as fronteiras do exército, fazendo barulho, e elevando o moral dos torcedores por onde passa.

A entrada principal é lindíssima, lá estão estátuas de Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho, a frente do templo botafoguense lembrando os santos de Aleijadinho na frente do templo católico.

A foto é ruim (só mostra duas estátuas) mas acho que dá pra ter um noção.

Na hora de entrar foi engraçado, acostumado a estádios paulistas, onde não se entra com mastros e até papel (!! Sim, uma vez quase perdi um livro da Biblioteca), nesse nem revistado eu fui!

Subir a rampa do Engenhão é meio chato, mas a vista da Zona Norte Carioca é espetacular, em especial o teleférico em construção no Complexo do Alemão.

O Estádio é novinho, lanchonetes e banheiros bem apresentáveis, impressionou-me a proximidade do público normal com a mídia esportiva (uma simples grade quase sem seguranças) e a falta de lixeiras, acho isso muito absurdo. Eles preferem varrer tudo no fim do que colocar lixeiras.

Foram liberados 37 mil ingressos porém o público ficou nos 30 mil. Só pra não esquecer: Semifinal da Taça Guanabara, clássico, 30 mil… No Rio de Janeiro! Todos os estádios da Copa 2014 terão mais que isso (mínimo 40 mil) em lugares com muito menos tradição que o Rio de Janeiro, pois é…

Provavelmente é o Estádio mais bonito que já fui, por vezes eu o admirava no meio do jogo.

Algo que me chamou atenção foi o fato das organizadas ficarem bastante tempo “paradas” sem cantar.

O Gol do Botafogo foi um momento especial no jogo, a torcida inteira do gritando:”Uhhh É o Loco!”, como se jogasse uma maldição em campo.

Então veio a minha primeira decisão por penaltis in loco, é impressionante como tem torcedores não acreditam no time, quando o Botafogo perdeu o primeiro algumas pessoas já foram embora.

Ao final da semifinal algumas brigas como de praxe, porém o que me chamou a atenção foi a rapidez do embarque nos trens da volta (muito mais eficiente que o jogo que vi na Inglaterra, por exemplo).

Fica a recordação de um ótimo Domingo em que não “fui ao Maracanã”, mas sim ao Engenhão, e gostei. Experimente você também.

  1. Ah, posso imaginar vc, lá no Engenhão (é bonito, mesmo!!) observando tudo e todos, hem? Afinal, vc não estava torcendo por nenhum time q estava jogando.
    Parabéns pela matéria. Gostei das fotos!!

  2. […] Breve Introdução: Relendo alguns posts antigos lembrei de uma promessa que fiz neste sobre destacar cada um dos estádios (canchas) que já […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: